A aposentadoria é uma grande preocupação para a maioria dos brasileiros, ainda mais para aqueles que nunca contribuíram para o INSS, principal requisito para poder se aposentar.
Desse modo, muitos ficam com dúvida se é possível conseguir a aposentadoria mesmo sem ter contribuído uma vez sequer para o INSS. Nesse tipo de situação, infelizmente, não é possível.
No entanto, há uma alternativa! Existe um benefício chamado BPC/LOAS (Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência), ele consegue amparar os idosos que não conseguem a aposentaria pelo próprio INSS (a partir de 65 anos), também como pessoas portadoras de deficiência (sem idade mínima). Mas claro que como todo benefício, é necessário ter alguns requisitos para solicita-lo. Eles são:
- comprovar a deficiência;
- idade igual ou maior que 65 anos
- for brasileiro nato ou naturalizado;
- tiver nacionalidade portuguesa; tiver renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS;
Como funciona o BPC?
O benefício é confundido com uma aposentadoria pois tem como requisito comprovar a precariedade das condições para prover a si ou sua família, porém isso não é correto. Ele é um benefício assistencial do governo, porém não é vitalício, passando sempre por novas avaliações.
Para solicitá-lo basta comparecer ao CRAS mais próximo, agendar um atendimento presencial na Previdência Social, sendo ele pelo aplicativo do MEU INSS ou ligando para o 135.